A CONTROLADORIA JURÍDICA E A GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Por Ana Luiza de Oliveira Tolentino, Controller Jurídica

A Controladoria Jurídica é um setor de extrema importância nos escritórios de advocacia, uma vez que, ela atua na gestão de informações, na padronização dos procedimentos, controla os prazos administrativos e processuais e administra o sistema escolhido pelo escritório que armazena todos os dados. 

O trabalho da Controladoria Jurídica torna-se mais completo e mais avançado a partir do momento que ela consegue analisar os resultados e projetá-los em programas como o Excel e o Power BI. As informações são extraídas, através de relatórios, do sistema jurídico e são esboçadas em tabelas e gráficos dinâmicos que são transformados em Dashboards, tornando as informações mais atrativas e facilitando o entendimento dos dados.

O Cunha Pereira e Massara, através de sua Controladoria Jurídica, produz Dashboards completos com os dados de seus clientes.

Como exemplo, a Dashboard abaixo é referente aos processos arquivados de um determinado cliente, onde é possível verificar o montante economizado, levando em consideração os valores das causas, o total depositado nos processos e a diferença entre eles, durante todo o período em que as causas ajuizadas contra o referido cliente estão sob o patrocínio do escritório.  

Exemplo de dashboard extraído de cliente

Além disso, constatam-se as porcentagens de êxito (Improcedências, extinções sem resolução de mérito, desistências e ausência/inércia da parte contrária) e de perdas (Acordos, cumprimentos de sentença e pagamentos), frisando as improcedências conquistadas.

Como também, nessa Dashboard, é possível apurar o motivo do arquivamento dos processos e a quantidade de processos em cada motivo.

Por fim, contém o filtro que permite a variação das informações de acordo com cada Estado em que o cliente atua, tornando os dados dinâmicos.

O trabalho apresentado é de grande valia para o escritório e para os clientes, haja vista que é possível concentrar em um só local, várias informações importantes que podem influenciar na tomada de decisões, possibilitam a criação de estratégias que, futuramente, podem melhorar, ainda mais, a condição dos clientes nos processos, bem como o auxílio na criação de novas metas.