Equipamentos de Proteção Individual e sua importância no ambiente laborativo.

Por Raquel Madeira


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são usados por profissionais para protegê-los durante o exercício de suas atividades, visando a promoção do bem-estar, saúde e segurança do trabalho.

Como é sabido, em diversos segmentos, há trabalhadores que são expostos a atividades que podem gerar algum tipo de risco a vida e a saúde, em menor ou maior grau. Desse modo, visando zelar pela vida desses profissionais que se arriscam diariamente no cumprimento de suas atividades, as empresas devem se atentar aos adequados equipamentos de proteção e fornecê-los ao trabalhador.

Portanto, devido a essa importância, a utilização dos EPIs em funções específicas é obrigatória e determinada pela Lei n.º 6.514/77 da CLT e regulamentada pela NR6.

Os tipos de EPI variam de acordo com a função executada. Dependendo da atividade, a importância em proteger certas partes do corpo é mais relevante e exige um tipo diferente de equipamento, sendo os mais comuns aventais, luvas, protetores auriculares, luvas, cintos de segurança, máscaras, sapatilhas e capacete.

A depender da atividade, podem ser necessários cintos de segurança, cinturões, óculos, máscaras de solda, viseiras, máscaras respiratórias, filtro, respiradores, avental cirúrgico, avental impermeável, avental laminado, dentre outros.

A utilização adequada do EPI apresenta inúmeros benefícios, não apenas aos funcionários, mas principalmente as empresas.

O número de acidentes diminui drasticamente bem como as chances de sua ocorrência, e se eventualmente vierem a ocorrer, as consequências são muito menores do que se não estivessem sendo utilizados.

Consequentemente, o ambiente de trabalho melhora a partir do momento em que se tem a certeza da segurança de todos, o que reflete inclusive na produtividade dos funcionários, pois um lugar que transmite confiança é importante para que as pessoas se sintam seguras e felizes.

Os estudos acerca dos ambientes laborativos demonstram que quando não há sensação de proteção, a motivação diminui. Portanto, sentir-se amparado faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade, e a relação entre empresa e funcionário se fortalece.

Como vimos através da leitura deste artigo, não faltam argumentos para comprovar a razão e importância da existência dos equipamentos de proteção.

Infelizmente, ainda existem empresas e colaboradores que encaram o uso dos EPIs como uma obrigação desnecessária ou até mesmo um exagero.

Mas é inegável que contar com a sorte nem sempre dá certo. Por mais que o funcionário exerça suas atividades de forma exemplar, os riscos de acidentes muitas vezes independem da ação humana.

Não bastasse isso, para as empresas, é essencial estar de acordo com todas as leis que regem a segurança do trabalho. Estar em dia com a lei é um fator importante não apenas para manter a segurança de seus profissionais, mas também para manter-se alinhada às exigências do Ministério do Trabalho e Previdência.

Por fim e não menos importante é alertar que as empresas não devem apenas fornecer o EPI, mas também promover treinamentos para sua correta utilização, fiscalização e troca sempre que necessário.

Aos funcionários cabe a conscientização da importância de sua correta utilização visando sua própria proteção e segurança.

Como vimos, um local de trabalho saudável é benéfico a todos, não apenas porque promove segurança, mas confiabilidade e bem-estar.